A fundadora e CEO da Acqua Mater, Patricia Furtado, começou a trabalhar pelas 8 Metas do Milênio e pela difusão dos princípios do Pacto Global da ONU em 2006, quando era Especialista em Responsabilidade Social da Ampla (atual Enel Energia), coordenando projetos socioculturais da empresa e redigindo seu Relatório de Sustentabilidade, já no modelo GRI (Global Reporting Initiative). Quando fundou a Acqua Mater,envolveu-se imediatamente com as ações do Pacto Global da ONU Brasil, principalmente as promovidas pela Plataforma Ação pela Água e Oceano, da qual é integrante desde 2019.
Em 2021, A Acqua Mater tornou-se signatária do Global Compact e Patricia Furtado foi reconhecida como "Profissional de ImPacto" do Pacto Global da ONU Brasil.
Em 2022, envolveu-se com mais três projetos coordenados pela plataforma Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU Brasil: tornou-se signatária do "Pacto pela Resiliência Hídrica" e do "Movimento + Água", além de passar a integrar o Projeto "Blue Keepers", voltado à despoluição marinha. Ainda em 2022, torna-se signatária dos "Princípios do Oceano Sustentável" (Sustainable Ocean Principles), iniciativa da "Coalizão pela Governança do Oceano" (Ocean Stewardship Coalition) do Pacto Global da ONU.
A Acqua Mater também promove o avanço dos 17 ODS da Agenda 2030 da ONU, mas com foco no diálogo entre o ODS 6 (Água & Saneamento) e o ODS 14 (Oceano), sem excluir sua relação com o ODS 13 (Ação Climática). Ela faz isso, principalmente, por meio dos ODS 4 (Educação) e do ODS 17 (Parcerias).
Por isso, esses são os 5 principais ODS na estratégia da organização:
UN Global Compact: https://www.unglobalcompact.org/
Pacto Global da ONU Brasil: https://www.pactoglobal.org.br/
Plataforma Ação pela Água e Oceano: https://pactoglobal.org.br/plataformas-de-acao/acao-pela-agua-e-oceano/
Projeto Blue Keepers: https://pactoglobal.org.br/pg/blue-keepers/
Movimento + Água: https://www.pactoglobal.org.br/movimento/maisagua/
Ocean Stewardship Coalition: https://unglobalcompact.org/take-action/ocean/