Patricia atua na interface Artes-Educação-Sustentabilidade há mais de 20 anos, tendo trabalhado em âmbito acadêmico, artístico, empresarial, governamental e do terceiro setor. Multipotencial e motivada por sua imensa paixão por rios e mares, funda a ACQUA MATER em 2017 e coloca a ÁGUA e o OCEANO ao centro de todas as suas atividades.
É responsável por todas as atividades de Cultura Oceânica e Comunicação da Ciência Oceânica da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO e coordenadora do "Ocean Literacy With All" (OLWA), programa endossado pela Década do Oceano da ONU.
Antes, nessa mesma organização, foi Secretária Técnica do Sistema Antecipado de Alerta de Tsunamis do Nordeste do Atlântico, do Mediterrâneo e Mares Conexos.
É Mestre em Ciências Ambientais, com especialização em Ciências do Mar, e Doutora em Análise e Governança para o Desenvolvimento Sustentável.
Wenche (“Venka”) é uma líder experiente em sustentabilidade global corporativa.
Com mais de 15 anos de experiência em negócios e políticas sustentáveis, atualmente é Diretora de Estratégia na iniciativa de negócios científicos Seafood Business for Ocean Stewardship (SeaBOS).
É presidente do Pacto Global da ONU na Noruega e, desde 2018, é Conselheira Sênior da gestão do Pacto Global da ONU em Nova York, trabalhando com o sistema ONU para conscientizar sobre o papel crítico da governança do oceano na Agenda 2030.
Geóloga marinha com especialização em ciências da educação, participou de campanhas oceanográficas, foi professora das Universidades de Lisboa e Évora e é formadora de professores.
De 2006 a 2009, trabalhou na Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental.
Desde 2009, dedica-se à Cultura Oceânica em diversos contextos: na educação formal e não formal; editando e revisando artigos; criando sinergias entre os setores do mar, ciência, educação, ONGs e municípios.
Coordena o programa nacional “Escola Azul” do Ministério Economia e Mar / Direção-Geral de Política do Mar, integra a coordenação da Rede Atlântica de Escolas Azuis e o grupo de especialistas de Cultura Oceânica do All-Atlantic Ocean Research Alliance (Aanchor).
Adora compartilhar sua experiência global, grande network, criatividade e habilidades de liderança através do setor da Água.
Desenvolvimento de programação para construir diversas habilidades e redes para líderes de água e clima com as ferramentas necessárias para abordar questões complexas por meio da inovação é a base do trabalho contínuo da Waterlution para impulsionar mudanças positivas.
Karen acredita que o tempo em que viveu e trabalhou com comunidades indígenas da América Latina, há 20 anos, serviu de inspiração para que visse a água como uma metáfora para tudo o que é essencial para o cuidado e a preservação de nós mesmos e do nosso planeta.
Engenheira de Pesca, Doutora em Ecologia e Pós-doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social.
Se dedica há mais de 28 anos à área de políticas públicas para a conservação e uso sustentável da biodiversidade costeira e marinha.
Professora do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Biodiversidade em Unidades de Conservação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Conselheira da Liga das Mulheres pelo Oceano.
Foi Diretora de Políticas Públicas Climáticas do Instituto Talanoa.
No Ministério do Meio Ambiente, também já foi Diretora de Áreas Protegidas e de Ecossistemas.
Também lidera a Inovação no WIL Global, além de parcerias, empreendedorismos, mentorias e construção de networks nos programas da Waterlution no Brasil e em Moçambique.
Defensora da liderança feminina no mundo da Água, cria oportunidades para mulheres e jovens que desejam concretizar suas ideias inovadoras.
Levou seus 20 anos de experiência como facilitadora, coordenadora de projetos, performer, diretora e designer de experiências de aprendizagem para a Waterlution, com a qual colabora desde 2010 no Canadá, no Brasil, em Portugal e Moçambique.
Tem suas raízes na Arquitetura Social, no Urbanismo, no Aikido, nas Artes e na Comunicação. TEDx Speaker, atua há 25 anos como palestrante e facilitador em empresas, universidades e instituições (FGV, HSM, MAM, Perestroika, SESC, SENAC, Sputnik, Waterlution etc ), inspirando pessoas com sua visão para os desafios do século 21.
Sua linguagem é leve e impactante, desperta novas percepções sobre liderança, sustentabilidade e educação. Seu trabalho é baseado no diálogo e em experiências vivas que dão corpo e sentido para uma nova consciência sobre o modo como vivemos e convivemos.
Possui 30 anos de atuação na área socioambiental.
É biólogo com especialização em Limnologia pela Unesp de Botucatu, SP, com Mestrado em Sustentabilidade pela FIA, vinculada à Faculdade de Economia e Administração da USP.
Integra: a Aliança Latino-Americana de Fundos de Água; a Seção Brasil do Fórum Mundial de Água, o Comitê Gestor do Observatório de Governança da Água; o GT de Água da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.
É colunista da plataforma Um Só Planeta do Grupo Globo.
Participou ativamente das discussões para a elaboração do primeiro Plano Nacional de Recursos Hídricos do Brasil.