Patricia atua na interface Artes-Educação-Sustentabilidade há mais de 20 anos, tendo trabalhado em âmbito acadêmico, artístico, empresarial, governamental e do terceiro setor. Multipotencial e motivada por sua imensa paixão por rios e mares, funda a ACQUA MATER em 2017 e coloca a ÁGUA e o OCEANO ao centro de todas as suas atividades.
Responsável pela criação de ferramentas educativas, publicações, materiais interativos e desenvolvimento de estratégias para apoiar governos, educadores, setor privado, mídia e ONGs a divulgar o oceano, contribuindo com o cumprimento do ODS 14 e da Agenda 2030.
É formada em Ordenamento do Espaço Marítimo pelo Intinerary Master Erasmus Mundus e atualmente faz pós-graduação em Estudos Diplomáticos pelo IBMEC Brasil.
É uma entusiasta da Cultura Oceânica, de Cultura & Patrimônio e tem a honra de cooperar com a comunidade internacional de Cultura Oceânica da COI-UNESCO.
Chilena sediada no Brasil há décadas, é Jornalista premiada com mais de 20 anos de atuação em temas socioambientais.
É uma das idealizadoras da Liga das Mulheres pelo Oceano.
Foi produtora e repórter do Programa “Mar sem Fim” da TV Cultura.
Produziu grandes expedições de campo, teve um programa de rádio sobre temas ambientais por 10 anos e, há 5 anos, comanda o reconhecido Podcast “Vozes do Planeta”. É colaboradora fixa da National Geographic Brasil, onde conta histórias de conservação, biodiversidade, mulheres e oceano.
Bióloga e Doutora pelo Instituto de Rel.
Internacionais e Pós-Doutora pelo Instituto Oceanográfico da USP.
Há mais de 10 anos, pesquisa gestão e governança costeira/marinha, como a interface entre Ciência & Política + Questões de Gênero no Oceano.
Pesquisadora da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos e uma das idealizadoras da Liga das Mulheres pelo Oceano.
Atuou em organizações ambientais como Fundação SOS Mata Atlântica e Greenpeace.
Autora Principal para o PNUMA no Global Environment Outlook 6.
Em 2021, publicou um livro sobre Organizações Regionais para o Ordenamento Pesqueiro.
Tem mais de 30 artigos científicos e outras obras organizadas em parceria.
Glauco é Biólogo e Mestre em Ecologia pela Universidade de São Paulo e possui mais de 20 anos de experiência em conservação da biodiversidade e gestão das águas.
Trabalhou nas ONGs ambientais The Nature Conservancy e WWF-Brasil, foi consultor de grandes projetos como o GEF Pantanal, GEF Amazônia e 8º Fórum Mundial da Água pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Trabalhou na Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e também foi Gerente de Projetos do Programa de Ciências Naturais da UNESCO Brasil.
O diálogo com as artes é a tônica de todos os seus trabalhos. Durante 23 anos na TV Globo, foi roteirista de minisséries e dos programas Ofício em Cena e Starte (Globonews).
Como apresentadora dos dois últimos, entrevistou cerca de 3.000 diferentes artistas do Brasil e do mundo para mais de 700 programas.
Seu currículo inclui: colaboração com publicações de livros de contos e poesias; curadorias de literatura para a Bienal do Livro e a TV Globo; consultorias em comunicação, crônicas na imprensa, roteiros para musicais, peças de teatro, composições musicais e direção artística de shows, discos e clipes.
Seu livro Só foi finalista do Prêmio Nestlé de Literatura.
Em 2022 lança o livro “Caderno de Costuras” e funda, junto de outros parceiros, o projeto “Serve para Poesia”.