Patricia atua na interface Artes-Educação-Sustentabilidade há mais de 20 anos, tendo trabalhado em âmbito acadêmico, artístico, empresarial, governamental e do terceiro setor. Multipotencial e motivada por sua imensa paixão por rios e mares, funda a ACQUA MATER em 2017 e coloca a ÁGUA e o OCEANO ao centro de todas as suas atividades.
Responsável pela criação de ferramentas educativas, publicações, materiais interativos e desenvolvimento de estratégias para apoiar governos, educadores, setor privado, mídia e ONGs a divulgar o oceano, contribuindo com o cumprimento do ODS 14 e da Agenda 2030.
É formada em Ordenamento do Espaço Marítimo pelo Intinerary Master Erasmus Mundus e atualmente faz pós-graduação em Estudos Diplomáticos pelo IBMEC Brasil.
É uma entusiasta da Cultura Oceânica, de Cultura & Patrimônio e tem a honra de cooperar com a comunidade internacional de Cultura Oceânica da COI-UNESCO.
Administradora de empresas e Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ.
Há 20 anos trabalha com Sustentabilidade Corporativa em diferentes contextos e setores econômicos.
Como consultora, apoia organizações na integração dos parâmetros ESG na gestão empresarial, em diálogo com a Diretoria Executiva e o Conselho de Administração.
É jurada do prêmio de Sustentabilidade Eco da AMCHAM e professora de vários cursos de Sustentabilidade e ESG: PUC-Rio, UFRJ e Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, do qual faz parte desde 2008.
Advogada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Pós graduada em Projetos e Negócios do Setor Elétrico pelo IBMEC/RJ.
Mais de 20 anos de experiência em cargos de liderança na área jurídica.
Como Diretora Jurídica da Enel, é responsável pelo total apoio jurídico às áreas de negócio e pela gestão de contingências.
Graduada em psicologia e escritora.
Ana também é autora e já publicou os livros: “Quando o dia amanhece” e “Enquanto olho o cardápio”.